Siga-nos nas redes sociais

  • YouTube
  • White Facebook Icon
  • LinkedIn

© 2017 Estrategosfera - Soluções para aumento de produtividade.

NCG CAM - Recursos 3 Eixos

Consiste em uma estratégia de remoção de material de uma área, com base em um blank, stock model ou caixa limite. O NCG CAM desempenha um alto rendimento em cálculos de desbaste, cerca de 80% mais rápido que os concorrentes.

A otimização de linhas de usinagem e linhas de retração geradas pelo precedimento de desbaste do NCG CAM, garantem uma grande economia de horas de máquina. Assim como as demais estratégias do NCG CAM, o Desbaste possui a opção de proteger o perfil da ferramenta, afim de evitar colisões. 

O perfil de ferramenta pode ser desenhado ao gerar a estratégia de Desbaste, ou selecionado a partir da Biblioteca de Ferramentas integrada do NCG CAM.

Assista o vídeo, clique aqui!

Desbaste
Desbaste De Núcleos

Estratégia de desbaste utilizada para perfil de machos, gerando linhas de usinagem de fora para dentro, preservando um sobre metal constante ao último passe de cada nível, evitando vibrações.

Estratégia desenvolvida para máquinas High Speed, visando corte suave e de alto rendimento.

Redesbaste

O Redesbaste é o procedimento de usinagem que consiste em usinar áreas sem acesso através das estratégias anteriores e de forma otimizada. Evita linhas de usinagem sem remoção de material e reduz ao máximo trajetos de ferramentas fora de contato com a peça, com retrações curtas. É possível criar uma estratégia de redesbaste a partir dos procedimentos de usinagem anteriores ou a partir de um desenho de bloco. 

Desbaste Trocoidal

Estratégia inovadora de desbaste, capaz de reduzir consideravelmente o tempo de usinagem, indicado para usinagem de bolsões e perfils 2D, onde se obtêm maiores economias. Diferente do desbaste convencional, que remove material em camadas por nível Z, o desbaste trocoidal, inicia com uma interpolação central até a profundidade final e na sequência inicia a remoção de material lateralmente, utilizando toda a altura de corte disponível da ferramenta.

Obs. para usinagens trocoidais, é necessário a utilização de uma ferramenta especifica para a operação.

Desbaste Zig-Zag

Desbaste Zig-zag, gera linhas de usinagem paralelas ao longo da superfície, com contorno do perfil e incremento em Z ao fim de cada varredura. Por gerar linhas simples, resulta em avanço de corte constante, pois reduz drasticamente a aceleração e desaceleração de servo motores por ter mudanças de direção reduzidas. 

Contorno Z

É uma estratégia direcionada para acabamento ou pré acabamento de superfícies perpendiculares ao plano XY, ou com uma leve inclinação, entre 70° à 90°. Vai depender muito do tipo de ferramenta utilizada (de topo reto ou com raio de canto), por conta do incremento vertical constante determinado na estratégia, para faces com menos de 80°, o ideal é utilizar ferramentas com raio de canto, para diminuir o scaloop e garantir um bom acabamento.

Na última versão do NCG CAM, também é possivel criar estratégias de usinagem de Controno Z, apenas selecionando as faces da geometria que deseja usinar, sem a necessidade de criar um limite plano ou fazer um cálculo de áreas de contato de fresa, ficou ainda mais prático programar geometrias complexas com este novo recurso.

Passos Helicoidais

Para uma usinagem de contorno com incremento constante e sem marcas de incremento os Passos Helicoidais são a melhor opção. Semelhante ao Passos de Contorno Z, os Passos Helicoidais, geram linhas de usinagem com incremento em Z, porém incremento simultâneo ao deslocamento XY, sem a necessidade de afastar da peça para incrementar. Pode ser utilizado tanto para pré acabamento quanto acabamento, recomentado para fazer de inclinação entre 90° à 70°, dependendo do raio de canto da ferramenta.

Passos Horizontais

Estratégia utilizada para acabamento de planos retos, que tem como padrão a utilização da maior parte da área útil de corte de topo da ferramenta, garantindo uma usinagem de planos mais rápida e sem deixar ilhas indesejáveis.

Junto aos Passos Horizontais, também temos o Offset de Passos Horizontais, que ser pode ser utilizado para dar um pré-acabamento antes dos Passos Horizontais, tudo isso numa única estratégia.

Passos Cópia e Passos Cópia Perpendiculares

Passos de Cópia: Procedimento de usinagem de incremento lateral constante, utilizado para pré-acabamento e acabamento de superficies 3D, estratégia de programação simples, que apresenta ótimos resultados de acabamento, além de ter um cálculo muito rápido. É muita utilizado pricipalmente em programação em chão de fábrica, por conta da sua agilidade.

Passos de Cópia Perpendiculares: Ao programar uma geometria complexa com passos de cópia, algumas faces com muita inclinação e paralelas ao sentido de usinagem ficam com um alto scallop, onde é necessário um novo procedimento no sentido perpendicular, para regularizar o acabamento. Resulta no dobro do tempo de usinagem. Este novo procedimento, Passos de Cópia Perpendiculares, cria de forma automática novas linhas de usinagem perpendiculares e somente nas regiões de alto scallop. Com suas ligações otimizadas, reduz ainda mais o tempo de usinagem. Assista o video, clique aqui!

Passos Radiais

Com Passos Radiais fica muito mais prático fazer a programação de geometrias circulares, além de garantir um excelente acabamento.

Trata-se de uma estratégia de usinagem que direciona linhas do centro para o extremos da região, ou vise e versa, serve para dar acabamento em superficies circulares palas ou bolsões de perfil homogêneo.

Passos em Espiral

Possui incremento vertical constante, gerando linhas de usinagem em forma de hélices, utilizado para interpolar furos e dar acabamento em bolsões.

A grande vantagem de ter um incremento constante é, prevenir marcas de incremento na superfície por corte interrompido.

Além de otimizar usinagens, por ter poucas linhas de retração, mantendo o máximo de tempo possível a ferramenta em contato com a peça.

Passos Contorno 3D

Estratégia de usinagem tem gera linhas com incremento constante, tanto na horizontal quanto na vertical, muito utilizado para dar acabamento em superfícies e detalhes irregulares. Ferramentas de topo esférico são as mais indicadas para esta estratégia de usinagem.

Sua praticidade e qualidade de acabamento que proporciona, faz do Passos de Contorno 3D uma estratégia indispensável para usinagem de geometrias complexas.

Passos de Contorno Combinados

Trata-se de uma estratégia que une Passos de Contorno Z com Passos de contorno 3D, construindo assim, uma combinação de linhas de usinagem que faz de certa forma uma varredura na geometria, de cima para baixo, mesclando linhas de incremento Z (em regiões de paredes verticais) e linhas de incremento constante 3D (em regiões planas). 

Desta forma, é possível acabar uma geometria complexa com apenas uma estratégia.

Estratégia muito utilizada na programação de eletrodos.

Passos de Redução de Acabamento

Trata-se de uma estratégia de alto desempenho e fácil programação para redução de raios, mesclando linhas de redução em Passos de Contorno Z e reduções de raio com incremento constante (Passos 3D), de acordo com o ângulo das faces da geometria. Ideal para pré-acabamento e acabamento.

Para definir a região a ser usinada, basta informar a ferramenta que foi utilizada anteriormente e a ferramenta que deseja utilizar (ferramenta de menor Ø), desta forma, as regiões seram definidas automaticamente de acordo com a geometria.

Obtenha reduções de raio perfeitas em alguns cliques, com redução de tempo superiores a 50% se comparadas às estratégias convencionais. 

Passos de Bi-Tangência

Estratégia destinada à usinagem de pontos de intersecção dentre duas faces, afim de dar acabamento, eliminando degraus ou saliências. A estratégia Passos de Bi-Tangência, possui a opção de Offset de Passos, onde você pode definir distância e quantidade de passos auxiliares, para suavizar a remoção de material e garantir um excelente acabamento.

Passos UV

Diferente de estratégias convencionais, os Passos UV possibilitam a usinagem de regiões apenas por seleção de faces, sem a necessidade de limites ou áreas de contato. A partir da seleção das faces, você indica a ferramenta a ser utilizada, direções e incremento e pronto! 

Ótima opção de estrategia para usinagem de regiões isoladas, de arestas de cantos vivos, rampas ou raios convexos. 

Passos ao Longo do Limite

Passos ao Longo do Limite, é uma estratégia que projeta na superfície, linhas de usinagem com base em linhas de limite 2D ou 3D, de acordo com o perfil de ferramenta selecionado, utilizado para usinagem de gravações e outras marcações.

Também conta com o recurso Offset de Passos, onde você pode definir distância e quantidade de passos auxiliares, para suavizar a remoção de material e garantir um excelente acabamento.

Detector Automático de Furos e Ciclos de Furação

O NCG CAM possui uma ferramenta inteligente que detecta todos os furos de forma automática, separando-os por diâmetros, profundidade e classes, além de outros filtros que facilitam sua organização e programação. A partir dos furos identificados é possível gerar ciclos de usinagem como: Furação Direta, Furação Pica-pau, Corte de Rosca, Alargamento e Usinagem de cabeças. Todos os ciclos gerados a partir da detecção de furos automática, também contam com a checagem de colisão de ferramenta e suporte. 

Ao contrário de muitos softwares CAM, o  NCG é capaz de programar a furação de furos com profundidades diferentes em uma única estratégia, recurso indispenssável para aumentar a produtividade com segurança.

Área de Contato de Fresa

Este recurso de limite 3D, permite usinar regiões de forma isolada e com precisão. Como no exemplo ao lado, onde foi criado um limite de Áreas de Contato de Fresa, com base na superfície do raio em amarelo, utilizando uma ferramenta especifica para a operação (no exemplo foi utilizada um Fresa de topo esférico). Assim garantimos que a ferramenta não usine regiões indesejadas, além de reduzir o tempo de usinagem.

Desenho de Bloco \ Stock Model

Os Desenhos de Bloco podem ser criados a partir de um ou mais procedimentos de usinagem, sejam eles 3 eixos, 3+2 ou até mesmo a combinação. Com o Desenho de Bloco pode ser visualizada a remoção de material dos procedimentos selecionados, onde cada ferramenta é representada por uma cor para melhor assimilação. Também é possível comparar o Desenho de Bloco com a Geometria para saber o volume de material remanescente. 

Áreas Não Usinadas e Áreas Teóricas Não Usinadas

Trata-se de um limite de usinagem 3D, que envolve apenas áreas onde uma ferramenta pré definida como referência não teria acessado, tornando mais eficaz a usinagem, sem passar por regiões já acabadas.

Áreas Teóricas Não Usinadas serve tanto para estratégias de acabamento, quanto para estratégias de desbaste. Além da ferramenta de referência, é possível também, aplicar um valor de sobre metal teórico.

Download NCG CAM Demo Grátis!
Preencha o formulário abaixo para receber o link para download.